Biomecânica aplicada no cotidiano - Dia Nacional da
Biomecânica
Laboratório de Biomecânica - LABIOMEC
Universidade Federal de Santa Maria
O
National Biomechanics Day (NBD) é um evento criado para o público do ensino
médio. O objetivo desse dia é atrair o interesse na biomecânica em vários
aspectos como performance, saúde, qualidade de vida, equipamentos, e aplicações
desse conhecimento na sociedade. Em nosso evento, o objetivo foi explicar a
biomecânica da maneira simples, tentando despertar o senso crítico com situações
do cotidiano e envolver os alunos em demonstrações práticas. Para o
desenvolvimento do nosso NBD escolhemos os estudantes do Colégio
Técnico-Industrial de Santa Maria (CTISM), pois estes têm envolvimento com
conceitos básicos de biomecânica nas disciplinas de base do curso técnico
integrado. Nosso evento foi dividido em uma palestra inicial e, após, três
demonstrações práticas. Na palestra introduzimos o assunto com o objetivo
principal do NBD, conceitos básicos, equipamentos de medição, projetos e
participantes do laboratório, com duração de 2 horas. A seguir, os alunos foram
separados em 3 grupos para as demonstrações práticas.
As
demonstrações práticas duraram em torno de 40 minutos cada e foi dada a
oportunidade aos alunos de experenciar a biomecânica em atividades cotidianas
com medidas de pressão plantar, potência do ciclismo e função muscular. Os
participantes do LABIOMEC foram incluídos nas atividades, para que relatassem a
realidade de pesquisas em curso no laboratório. Os equipamentos utilizados foram
um baropodômetro, um ciclossimulador, um dinamômetro portátil e um
eletromiógrafo.
Do
nosso laboratório participaram 4 alunos de graduação, 4 alunos de mestrado, 4
profissionais graduados e 4 professores de 2 diferentes universidades. Nosso
público foi de 77 alunos de ensino médio, com idade média de 16,28 anos (15 - 18
anos), supervisados por 4 professores. Todos envolvidos foram convidados a
responder um questionário de avaliação do evento para recebermos um feedback da
atividade.
Consideramos
que nossa atividade cumpriu seu objetivo. Durante o desenvolvimento os
estudantes participaram ativamente das atividades propostas, assim como os professores,
que auxiliaram com perguntas relacionadas ao conhecimento que os alunos tiveram
no curso técnico integrado.
Confira o vídeo:
Carlos Bolli Mota1, Michele Forgiarini
Saccol1, Juliana Corrêa Soares2, Karine Josibel Velasquez
Stoelben1, Fabrício Santana da Silva1, Laura Rossetto
Foschera1, Kélen Munhos Pinto1
1 Universidade
Federal de Santa Maria
2
Faculdade Metodista de Santa Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário