segunda-feira, 12 de junho de 2017

Dia nacional da biomecânica: Visita técnica aos laboratórios da Universidade Federal de Minas Gerais

Visita técnica aos laboratórios da Universidade Federal de Minas Gerais

Com o intuito de demonstrar o ambiente laboratorial bem como os instrumentos mais frequentemente utilizados em biomecânica, o professor doutor Fabrício A. de Magalhães organizou uma visita técnica dos alunos do curso de Fisioterapia do Centro Universitário UNIBH aos laboratórios da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG em 29/04/2017.
O primeiro foi o Laboratório de Análise do Movimento (LAM), onde os alunos conheceram a rotina de funcionamento de um sistema opto-eletrônico estéreo-fotogramétrico sincronizado com plataformas de forças, de um sistema de análise do movimento composto por sensores inerciais, além de softwares para o processamento de dados. 

Em seguida, os alunos conheceram o Laboratório de Performance Humana com a prática de uma avaliação usando dinamometria isocinética aliada à eletromiografia. Por fim, os alunos foram encaminhados ao Laboratório de Biomecânica do Esporte (BIOLAB), onde foram conduzidos testes de saltos verticais no tapete de contato e testes das propriedades passivas musculares usando o dinamômetro Flexmachine. De forma geral, foram apresentadas informações sobre os instrumentos (marca/modelo), frequência e software de aquisição, etapas de preparação dos sistemas supracitados e do participante, além da visualização dos dados obtidos nas coletas. 
Assim, foi possível a observação das análises cinéticas e cinemáticas, além de fomentar o conhecimento dos discentes e demonstrar a aplicabilidade dos assuntos abordados em sala de aula.

Segue abaixo o depoimento de duas alunas que participaram da visita técnica:

“Achei a visita aos laboratórios de biomecânica da UFMG, uma oportunidade ímpar para agregar conhecimento ao curso, em tal visita tivemos a oportunidade de não só conhecer a funcionalidade dos instrumentos, mas também de sua aplicabilidade prática. Achei muito interessante a visita e enriquecedora em questão de conteúdo. ”
Kezia Kethleen Silva Campos

“Gostei muito da visita, achei importante ter contato com os equipamentos que ainda não temos no UNIBH. Todos os instrumentos são interessantes e gostei particularmente do Laboratório de Performance Humana.”
Lais Keite Campos Ferreira










__________________________________________

Organizador: Prof. Dr. Fabrício Anicio de Magalhães

  • Graduado em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003).
  • Especialista em Fisioterapia Esportiva com ênfase em recursos terapêuticos manuais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005).
  • Mestre em Ciências do Esporte (linha de pesquisa: Análise Biomecânica do Movimento) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010).
  • Doutor em Bioengenharia (linha de pesquisa: Biomecânica e Controle da Função Motora) pela Universidade de Bolonha (Itália).
  • Pós-doutor em Ciências da Reabilitação (linha de pesquisa: Estudos do Desempenho Motor e Funcional Humano) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017).
  • Professor adjunto do curso de graduação em Fisioterapia do Centro Universitário UNIBH (desde 2015).
  • Professor convidado do curso de especialização em Fisioterapia Aplicada à Terapia Manual da Pontifícia Universidade Cat
    ólica de Minas Gerais (desde 2016).
  • Professor convidado do curso de especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (desde 2015).
  • Professor convidado do curso de mestrado/doutorado em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Minas Gerais (desde 2014).
  • Pesquisador na área de análise do movimento humano no SESI/FIEMG (desde 20170.
  • Experiência clínica em Fisioterapia ortopédica, traumatológica, reumatológica e esportiva.
  • Experiência na docência do ensino superior e pesquisador nas seguintes áreas: análise do movimento humano, cinesiologia, biomecânica, cineantropometria, anatomia, fisiologia, esportes e recursos de foto-eletro-termo terapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário