terça-feira, 8 de agosto de 2017

Apresentação dos programas de pós-graduação ligados à Biomecânica no Brasil - PUCRS

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – PPGEE da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS 

Objetivos: 
Preparar os egressos para atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica. Com foco em Sistemas de Energia e Tecnologias da Informação, o Programa busca atender demandas dos setores público e privado, gerando e fixando no país inovações tecnológicas de elevado valor, agregado em setores emergentes de pesquisa e desenvolvimento.


- Linhas de pesquisa vinculadas à biomecânica: Engenharia biomédica

Resumo dos projetos que estão sendo desenvolvidos.
Existem dois projetos sendo desenvolvidos, ambos com população idosa. Todos os avaliados são participantes de um programa de atividades físicas que é desenvolvido na PUCRS.  Um dos projetos é realizado em parceria com a psicologia, e pretende correlacionar as variáveis biomecânicas da marcha com o desempenho no funcionamento cognitivo através da avaliação das funções executivas (iniciação, inibição, flexibilidade cognitiva), bem como com o desempenho das memórias avaliadas (episódica, semântica, prospectiva, de trabalho e visual), da atenção concentrada, e da linguagem (fluência verbal).



















O outro projeto tem a intenção de avaliar de maneira aguda, como uma atividade de vida diária realizada concentricamente e excentricamente influencia na biomecânica da marcha do idoso avaliado. Estes resultados serão comparados com a avaliação da marcha sem intervenções. O objetivo é avaliar se esta AVD pode influenciar na qualidade de marcha dos idosos, avaliada por meio das forças de reação com o solo e consequentemente na execução de suas tarefas diárias.






Para saber mais sobre nossos projetos:

rafael.baptista@pucrs.br 




Nenhum comentário:

Postar um comentário