terça-feira, 15 de agosto de 2017

Apresentação dos programas de pós-graduação ligados à Biomecânica no Brasil - USP

PROGRAMA CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO
FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
_________________________________________________________

Coordenação: Isabel de C N Sacco Vice-coordenação: Eliane Schochat
NOTA CAPES: 5
_________________________________________________________
     O Programa Ciências da Reabilitação (área de concentração: Ciências da Reabilitação) tem como sustentação epistemológica o estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das três ciências que o compõe (Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional) sendo destinado a determinar a origem lógica, o valor e a objetividade dessas ciências.  A vocação do programa é oferecer a oportunidade de desenvolvimento científico e aprofundamento do nível de graduação. Objetivamos formar profissionais qualificados para atuar no ensino, pesquisa científica, em organizações de saúde pública e privadas.




_________________________________________________________

_________________________________________________________


Linhas de pesquisa e Projetos relacionados à Biomecânica:
1. Biomecânica da locomoção de diabéticos neuropatas:
A linha de pesquisa do projeto tem como objetivo investigar a biomecânica da locomoção de diabéticos neuropatas, avaliar as alterações na sua função musculoesquelética, biomecânica e sensorial para assim, observar suas principais adaptações diárias funcionais, sensoriais e motoras.

2. Estudo Biomecânico aplicado à Fisioterapia:
A linha de pesquisa do projeto tem como objetivo investigar os aspectos biomecânicos do movimento e postura humana em condições normais e patológicas que tenham implicações diretas para a fisioterapia tanto em termos de contribuição para a ciência como para a relevância clínica e tratamento. Atualmente estamos desenvolvendo um RCT para melhora da funcionalidade dos pés, atividades da vida diária e velocidade da marcha de diabéticos neuropatas.

3. Estudo Biomecânico de movimentos esportivos em condições saudáveis e patológicas:
O objetivo desta linha de projetos é investigar o comportamento biomecânico durante a execução de movimentos esportivos, tais como a corrida, em diferentes condições, tais como com e sem o uso de calçados esportivos, diferentes tipos de calçados, e atualmente estamos desenvolvendo um RCT para prevenção de lesões relacionadas à corrida funcional de tornozelo.

4. Estudo Biomecânico do método Pilates:
A prática do método Pilates tem sido muito procurada por pessoas que buscam uma melhora na sua qualidade de vida por meio da atividade física. Dentre os objetivos posturais do Método Pilates estão a correção de desvios de alinhamento postural, o fortalecimento de membros inferiores e tronco e também aumento da percepção do alinhamento corporal. Esta linha de pesquisa busca descrever e compreender os padrões de movimento do Pilates e suas implicações para a clínica fisioterapêutica.

5. Investigação da distribuição multivetorial de cargas do assoalho pélvico feminino:
O assoalho pélvico é um conjunto de músculos, ligamentos e fáscias, localizado na região da pelve, ainda pouco estudado do ponto de vista da biomecânica. Sua função é sustentar os órgãos pélvicos e garantir a continência urinária e fecal. A força, o controle e a simetria da contração da musculatura do assoalho pélvico estão relacionadas à severidade da incontinência urinária e à satisfação sexual, no entanto não existe ainda um padrão ouro para essa avaliação. Neste trabalho utilizamos uma ferramenta de avaliação multivetorial capaz de identificar a magnitude e a direção relativa da contração muscular do assoalho pélvico e investigamos estas forças em diferentes populações (incontinentes, insatisfação sexual, treinadas em Pompoarismo) e em diferentes exercícios (abdominais, técnica hipopressiva).
_________________________________________________________
Laboratorio de Biomecanica do Movimento e Postura Humana
Coordenadora: Isabel de C N Sacco – icnsacco@usp.br
http://www.usp.br/labimph/

Atualmente temos vagas para mestrado e doutorado para os projetos: Investigação da distribuição multivetorial de cargas do assoalho pélvico feminino (Ginástica Hipopressiva) e Estudo Biomecânico aplicado à Fisioterapia (RCT Diabéticos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário