quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Gamificação como ferramenta de Divulgação da biomecânica


Gamificação
 

A Gamificação consiste em utilizar dinâmicas de jogos em processos de aprendizagem, sendo uma prática crescente em todas as áreas, inclusive nas instituições de ensino. É neste contexto que o professor Dr. Fabrício Anicio de Magalhães, professor adjunto do Centro Universitário de Belo Horizonte UNIBH em Minas Gerais, empregou este método em sala de aula na disciplina de Biomecânica para o curso de fisioterapia. Os alunos foram instruídos a se dividirem em grupos e a produzirem um jogo palpável, contendo componentes e regras relacionando os conceitos básicos da biomecânica, cinemática e cinética linear e angular e biomecânica dos tecidos.





Após a produção do produto final e realização de testes práticos, os grupos se apresentaram em sala de aula e cada grupo pôde jogar e avaliar um jogo produzido por outra equipe. Os jogos propostos foram Biomec Quest, Biomecânica do Milhão, Cranium, Fisio Test, Imagem e Ação da Biomecânica, Maratona Biomecânica, Perguntados da Biomecânica e Torta na Cara. No final do processo de confecção dos jogos, cada um deles foram jogados em sala de aula e avaliados pelos próprios alunos quando alguns critérios, como: jogabilidade, clareza das regras e abordagem do tema proposto (isto é, conteúdo teórico e prático de biomecânica básica e clínica).






       Das oito equipes, as três que atingiram a pontuação máxima foram convidadas a apresentar os seus jogos no Circuito Acadêmico do UNIBH para uma banca avaliadora composta por outros alunos e professores. Os finalistas foram as equipes do Biomec Quest, Imagem e Ação da Biomecânica e Perguntados da Biomecânica. A equipe vencedora foi a do jogo “Perguntados da Biomecânica“ que foi beneficiada com prêmios. O jogo vencedor será adotado como material de metodologia ativa em sala de aula. Seguem abaixo os depoimentos dos grupos sobre o processo de produção e aprendizado com a criação do jogo.







‘’A produção do jogo começou com a análise dos estudos dirigidos dados em sala de aula. Depois determinamos o tipo de jogo, sendo que o passo inicial foi a criação do tabuleiro e depois o desenvolvimento de perguntas de acordo com o tamanho do tabuleiro, e a partir disto desenvolvemos as regras. O terceiro passo foi testar o protótipo, sendo que foi necessária a criação de mais perguntas para que ele fosse aplicado. A criação do jogo nos proporcionou uma nova forma de aprendizado sobre a disciplina e método de estudar para as provas. ’’
Biomec Quest



‘’Foi necessário escrever os conceitos, fazer todas as possibilidades de desenho e pensar na melhor forma de aplicação do jogo. Com a criação e treinamento, vimos que ficou mais fácil memorizar os conceitos aprendidos em sala de aula durante esse processo. ’’

Imagem e Ação da Biomecânica



‘’A partir dos estudos dirigidos, nós produzimos o jogo, sendo que esse processo já foi uma forma de rever as matérias abordadas. O aprendizado também foi mais evidente com o treinamento e aplicação do jogo. ’’
                                                                       Perguntados da Biomecânica

 
 

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